Stanley Kubrick, fotógrafo

Stanley Kubrick é um dos mai­o­res cine­as­tas dos últi­mos 50 anos. Amadureci enquan­to espec­ta­dor de cine­ma ao rit­mo de Stanley Kubrick, Steven Spielberg, Milos Forman, James Cameron, Francis Ford Coppola, entre outros. De Stanley Kubrick, reti­ve sem­pre com mai­or des­ta­que a coe­rên­cia do seu esti­lo, a pro­fun­di­da­de dos seus cená­ri­os tan­tas vezes leva­dos ao extre­mo por um cer­to cubis­mo do enqua­dra­men­to e cer­to sen­ti­do poé­ti­co na for­ma de ini­ci­ar cada cena, algo exem­plar­men­te demons­tra­do no exce­len­te Barry Lyndon, de 1975.

Embora sem­pre apre­ci­as­se a obra de Kubrick — A Laranja Mecânica e 2001 — Odisseia no Espaço são dois dos fil­mes de que tenho recor­da­ções mais anti­gas — só mui­to recen­te­men­te des­co­bri que o cine­as­ta tra­ba­lhou des­de mui­to novo e duran­te lar­gos anos como fotó­gra­fo, a par­tir dos anos 40, para a revis­ta Look, revis­ta que retra­ta­va a vida de Nova Iorque duran­te aque­la épo­ca. Essa expe­ri­ên­cia demonstra-se tam­bém em ter­mos da esco­lha de len­tes para as suas fil­ma­gens. Kubrick recor­reu mui­tas vezes a adap­ta­ções por si pro­jec­ta­das de len­tes ori­gi­nal­men­te pen­sa­das para foto­gra­fia.

Porque me pare­ce que enquan­to fotó­gra­fo Stanley Kubrick era já pos­sui­dor de um esti­lo mui­to pró­prio e que em mui­tos aspec­tos dei­xa­va ante­ver o que seria enquan­to cine­as­ta, deixo-vos alguns exem­plos de foto­gra­fi­as tira­das por Kubrick para a revis­ta Look entre as déca­das de 40 e 50 do sécu­lo pas­sa­do.

Nota: O Museum of the City of New York dis­po­ni­bi­li­za onli­ne todo o espó­lio de foto­gra­fi­as de Stanley Kubrick tira­das duran­te o perío­do em que tra­ba­lhou para a revis­ta Look. Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *