Revelar filme a preto e branco

Há mais de um ano que come­cei a reve­lar os fil­mes a pre­to e bran­co em casa. É um pro­ces­so fan­tás­ti­co que aju­da a cri­ar uma rela­ção de pro­xi­mi­da­de mui­to mai­or com o resul­ta­do final. Ainda con­ti­nuo a apren­der e a expe­ri­men­tar pro­ces­sos e a for­ma como cada alte­ra­ção de um dos fac­to­res pode afec­tar o resul­ta­do final. Este vídeo é bas­tan­te cla­ro e elu­ci­da per­fei­ta­men­te sobre os diver­sos pas­sos neces­sá­ri­os a uma boa reve­la­ção.

Com o tem­po, cri­ei os meus pró­pri­os cami­nhos, indo de encon­tro às expe­ri­ên­ci­as com que obti­ve melho­res resul­ta­dos. Por exem­plo, uti­li­zo água des­ti­la­da em vez de água da rede. Deste que o come­cei a fazer, come­cei a obter resul­ta­dos mui­to mais coe­ren­tes, sem sur­pre­sas desa­gra­dá­veis. Não uti­li­zo quí­mi­ca de lava­gem entre o reve­la­dor e o fixa­dor, optan­do por enxa­guar abun­dan­te­men­te o tan­que de reve­la­ção. Da mes­ma for­ma, não uso agen­te molhan­te, optan­do por umas gotas de deter­gen­te de loi­ça em água des­ti­la­da que faz exac­ta­men­te a mes­ma coi­sa.

Se sen­tem curi­o­si­da­de pela reve­la­ção em casa de fil­mes a pre­to e bran­co, vejam o vídeo. É extre­ma­men­te cla­ro e escla­re­ce­dor. Claro que tratando-se de uma pro­du­ção da Ilford ape­nas apa­re­cem pro­du­tos des­sa mar­ca, mas exis­tem diver­sas mar­cas dis­po­ní­veis no mer­ca­do, tan­to em lojas físi­cas como onli­ne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *