História — The Falling Soldier

Robert Capa tirou esta foto em 1936, duran­te a guer­ra civil espa­nho­la, alte­ran­do para sem­pre a for­ma como o foto­jor­na­lis­mo fazia a cober­tu­ra das notí­ci­as sobre os mais vari­a­dos cená­ri­os de guer­ra. Entrincheirado com as tro­pas repu­bli­ca­nas, Capa ergueu a sua câma­ra sobre a cabe­ça no pre­ci­so momen­to em que o sol­da­do repu­bli­ca­no é atin­gi­do e come­ça a cair desam­pa­ra­do para trás. Alegadamente, terá sido a pri­mei­ra foto a mos­trar o pre­ci­so momen­to de uma mor­te em com­ba­te.

A foto foi publi­ca­da nal­gu­mas das mais con­cei­tu­a­das revis­tas ame­ri­ca­nas e fran­ce­sas, ten­do tido um enor­me impac­to jun­to do públi­co, numa altu­ra em que os fotó­gra­fos não bene­fi­ci­a­vam de qual­quer tipo de reco­nhe­ci­men­to ou apoio, quer logís­ti­co, quer huma­ni­tá­rio ou de segu­ran­ça.

Robert Capa, hún­ga­ro, nas­ci­do em 1913, com o nome ver­da­dei­ro de Endre Friedmann, viria a ser um dos fun­da­do­res da agên­cia foto­grá­fi­ca Magnum, jun­ta­men­te com alguns dos mais reco­nhe­ci­dos fotó­gra­fos do pós guer­ra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *