A Tentação do Cinema

A foto­gra­fia desem­pe­nha um papel ful­cral na indús­tria do cine­ma, não fos­se este na sua essên­cia um con­tí­nuo de ima­gens foto­grá­fi­cas a uma cadên­cia tal que nos ilu­de e nos faz acre­di­tar no movi­men­to. A direc­ção de foto­gra­fia responsabiliza-se por tudo o que tem a ver com o aspec­to foto­grá­fi­co …

Fotografia a preto e branco num mundo a cores

Considero que é atra­vés do pre­to e bran­co que melhor se rela­ta o essen­ci­al do mun­do. Para (qua­se) tudo o que real­men­te impor­ta, o que mere­ce ser reti­do ou as memó­ri­as que ficam, a cor é dis­pen­sá­vel na medi­da em que dis­trai e con­tri­bui com pou­co para a essên­cia de …

O limite é a falta de luz

Como em todas as artes, tam­bém na foto­gra­fia exis­tem aque­les que con­si­de­ram foto­gra­fia tudo o que acon­te­ce den­tro de uns deter­mi­na­dos limi­tes esté­ti­cos, enquan­to que outros con­si­de­ram que tudo é plau­sí­vel de se con­si­de­rar arte des­de que o autor o tenha pro­du­zi­do enquan­to tal, como for­ma de uma inter­pre­ta­ção ou …

Fotografia Macro

Este é um géne­ro de foto­gra­fia que ain­da repre­sen­ta um desa­fio para mim. As pou­cas ten­ta­ti­vas que fiz nes­te géne­ro foto­grá­fi­co têm fica­do cons­tan­te­men­te aquém do dese­ja­do, pelo que fica aqui o com­pro­mis­so públi­co de melho­rar a foto­gra­fia macro. Não vai ser fácil, espe­ci­al­men­te por­que, tal como nou­tros géne­ros foto­grá­fi­cos, …