A Tentação do Cinema

A foto­gra­fia desem­pe­nha um papel ful­cral na indús­tria do cine­ma, não fos­se este na sua essên­cia um con­tí­nuo de ima­gens foto­grá­fi­cas a uma cadên­cia tal que nos ilu­de e nos faz acre­di­tar no movi­men­to. A direc­ção de foto­gra­fia responsabiliza-se por tudo o que tem a ver com o aspec­to foto­grá­fi­co do cine­ma: qua­li­da­de, direc­ção e inten­si­da­de de luz, por um lado, e cor e tem­pe­ra­tu­ra de cor, por outro.

No caso da foto­gra­fia cine­ma­to­grá­fi­ca, acrescenta-se ain­da as opções de for­ma­to e enqua­dra­men­to, deci­sões que no cine­ma são da tute­la do rea­li­za­dor.

Assim, a foto­gra­fia cine­ma­to­grá­fi­ca pre­ten­de recri­ar um ambi­en­te, uma cena autó­no­ma, como se de um foto­gra­ma de um fil­me se tra­tas­se. Se con­se­guir­mos ima­gi­nar que uma deter­mi­na­da foto pode­ria mui­to bem ter sido extraí­da de um fil­me, então o objec­ti­vo foi atin­gi­do.

Devo dizer que come­cei a dedicar-me à foto­gra­fia cine­ma­to­grá­fi­ca ape­nas com o intui­to de explo­rar mais a fun­do as diver­sas téc­ni­cas de mani­pu­la­ção de cor que o Photoshop ofe­re­ce. Contudo, o pro­ces­so envol­vi­do e os resul­ta­dos finais têm-me cati­va­do de tal for­ma que já foto­gra­fo a pen­sar tam­bém nes­te resul­ta­do final.

Convido-vos a verem a nova gale­ria de foto­gra­fia cine­ma­to­grá­fi­ca dis­po­ní­vel aqui no site e a visi­ta­rem a minha pági­na do Instagram dedi­ca­da a este géne­ro foto­grá­fi­co, com o títu­lo If I Was a Movie Director.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *