cnipe

Matemática e Português

Os resultados dos exames nacionais do 9º ano de Português e Matemática registaram uma descida nas médias e uma subida nas reprovações. Um representante da CNIPE – Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação – mostrou-se indignado com o grau de exigência dos exames! Mas que raio de representantes são estes que querem criar uma geração de incultos e analfabetos?

O que estes “representantes” não percebem é que um sistema de ensino facilitista que proteja os cábulas e os irresponsáveis acaba por apenas favorecer os filhos das classes sociais mais elevadas e com capacidade para colocar os seus filhos em escolas em que o facilitismo não seja a norma e os graus de exigência obriguem a nivelar todos por cima.

Dito por outras palavras, a maior parte dos estudantes de origem social mais humildade tem mais hipóteses de poder melhorar a sua condição em relação aos seus progenitores através de um ensino mais exigente, menos facilitista e que estimule e promova o mérito individual e coletivo do que através de um sistema que implicitamente filtre os filhos dos mais ricos para as escolas mais eficientes.

Partilha!

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *