Internet: velocidade ou profundidade no acesso à informação?

Como é nor­mal, chega-se ao final de um ano civil e arranjam-se sem­pre mil e um argu­men­tos para fazer balan­ços e estra­nhas con­ta­bi­li­za­ções sobre os mais, os melho­res ou os tops do ano que finda. Pela minha parte — olhando para trás agora que 2010 se apro­xima do fim — tenho que fazer um esforço muito grande para não dei­xar ques­tões pes­so­ais inter­fe­ri­rem nessa minha aná­lise, uma vez que este foi, segu­ra­mente, um daque­les anos de que me irei recor­dar como sendo bas­tante maus.

Feito esse esforço, diria que o que mais dei­xará mar­cas no mundo em que vive­mos, ou melhor, na soci­e­dade em que vive­mos, será o caso Wiki­le­aks. Este fenó­meno que tem vindo a cres­cer gra­du­al­mente nos últi­mos anos vem con­fir­mar algo que ape­nas os mais cép­ti­cos sabiam ser ver­dade e que tem a ver com a noção de infor­ma­ção que temos atra­vés desta mara­vi­lhosa fer­ra­menta que é a inter­net. De facto, até que outros fenó­me­nos como a Wiki­le­aks des­pon­tem — se des­pon­ta­rem -, por mais pro­pa­ganda que os gover­nos de todas as fac­ções poli­ti­cas pro­du­zam sobre o acesso à infor­ma­ção que a inter­net per­mite, haverá sem­pre algo que será omisso nes­sas men­sa­gens pro­pa­gan­dis­tas. É que a inter­net, no enten­der dos gover­nan­tes, deve ser­vir para ter um acesso mais rápido e con­for­tá­vel à infor­ma­ção desde que seja a infor­ma­ção de sem­pre! Se for para per­mi­tir o acesso a qual­quer tipo de infor­ma­ção que tam­bém não nos seria dis­po­ni­bi­li­zada sem inter­net, então, quem se ser­vir da inter­net com esses objec­ti­vos é deno­mi­nado de ter­ro­rista ciber­né­tico, ou qual­quer coisa do género.

Pois é! O que a inter­net nos per­mite é ace­der com muito mais rapi­dez à infor­ma­ção que outrora já esta­ria dis­po­ní­vel, embora menos à mão. Para mais do que isso, é dema­si­ado incon­ve­ni­ente. Que é como quem diz, podes ir mais depressa mas segue os cami­nhos do costume!

Gos­taste? Então, divulga!

    Deixar uma resposta

    Your email address will not be published / Required fields are marked *

    Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>