O que fazer com ameaças de morte?

header-sword.gifRecentemente, fui ameaçado de morte na caixa de comentários ao texto com os pressupostos deste blog.

Como – que me recorde – só fui ameaçado de morte uma vez (tinha eu 19 anos, estava todo nu, de mãos e pés atados à cama e a ameaça partiu de uma morena com quase 1,80m e 3 anos mais velha que eu) não sei muito bem como lidar com esta situação, de modo que peço aos prezados leitores deste blog que me ajudem numa decisão.

Passo a citar o comentário em causa:

Tu não vais andar vivo muito tempo.Eu breve vou te procurar e quando te encontrar racho-te ao meio e dou a tua carne fétida aos porcos.Mas antes de te massacrar,digo-te porque o faço…”porque te ODEIO mais do que tudo no mundo” e quando te encontrar que Deus tenha piedade da tua alma negra. Maldito filho de Satanás.

Assim, como reagir a este comentário do comentador que dá pelo nome de “A Ordem” e tem o ip 62.48.149.193 ? Encaro várias hipóteses:

Fugir
Fazer as malas e partir para o Afeganistão, por exemplo, onde me poderia infiltrar com os talibãn e ajudar a destruir mais alguns símbolos religiosos. Esta hipótese é muito complicada, uma vez que tenho diversos projectos entre-mãos que não posso abandonar.

Converter-me
Assumir uma nova postura face à religião e pedir desculpa a todos os deuses pelas calúnias que tenho assumido publicamente e por todos os disparates que tenho escrito sobre religião, embora seja tudo verdade.

Passar a usar burka
Passaria a ficar irreconhecível e ninguém desconfiaria que era eu por debaixo do manto. Mais, acho que me iria assentar bem, fazendo-me parecer mais magro.

Participar às autoridades
Agarrar no ip e no texto em causa e fazer a participação às autoridades competentes. Esta sugestão foi dada pelo João Ribeiro mas, sinceramente, acho que era uma solução sem qualquer piada. Desculpa, João.

Estou aberto a outras sugestões. Conto com a imaginação dos leitores deste blog para outras recomendações. Obrigado.

Partilha!

    18 comentários em “O que fazer com ameaças de morte?

    1. Salve grande Helder!
      Tenho estado ausente das caixas de comentários mas sempre leio os seus inspiradores posts.

      O martírio não vale a pena. Para os crentes, morrer por uma causa muda o teor da mesma, ela fica mais verdadeira por isso. Mas para nós, racionais “demais”, optar pelo martírio tendo-se alternativas é coisa para estúpidos.

      Que o sujeito seja denunciado. É meu voto.
      E onde já se viu porcos comerem carne humana? O sujeito de IP 62.48.149.193 deve ter sido o único porco endemoniado que sobreviveu à visita de Jesus à terra dos gerasenos.

      Publiquei, após um longo e tenebroso inverno, um post em meu blog intitulado Divagação Erudita sobre este evento bíblico. Conto com sua visita!

      Um grande abraço!

    2. típica ameaça de um “bom” cristão: revela tolerância, empatia, amor, compreensão pelo próximo e respeito pelos animais.Aos porcos, coitados, só se dá o que nós consideramos do pior…O que fazer com essa ameaça? Divulgá-la como exemplo de todas as qualidades que “adoramos” nos crentes.
      Karin

    3. Já que pergunta, também acho que esse animal merecia ser denunciado a quem de direito. Pode realmente ser um vómito inconsequente, mas pode ser mais do que isso, nem interessa para o caso deitar adivinhas, o facto objectivo que existe é o comentário. E o comentário é criminoso, ponto final. É óbvio que é saudável desdramatizar mas trata-se, em suma, de uma ameaça grave à sua integridade física, feito num local público, como o são todos os blogues, e perante inúmeras testemunhas. E também não penso que seja uma questão de crença ou de religião, é acima de tudo uma questão de fanatismo, violência e estupidez. Olhe, se fosse comigo já tinha era exposto a situação e pedido conselho a algum amigo advogado ou da PJ, só por causa das tosses. De resto, que não lhe doam os dedos!

    4. Sinceramente acho que o gajo não deve ser levado a sério…se ele quisesse matar o Hélder não avisava. Mas era engraçada uma participação à Polícia para o meter Na Ordem…

    5. Caríssimo, urge fazer aqui o meu comentário.
      O que esse senhor acaba de fazer constitui crime de ameaça, previsto e punido no art. 153º do Código Penal, já com as últimas e recentes alterações introduzidas pela Lei n.º 59/2007, de 4 de Setembro.
      Aliás, para que esse senhor fique bem esclarecido e consciente do que fez, passo a transcrever o n.º 1 da referida norma penal:
      “Quem ameaçar outra pessoa com a prática de crime contra a vida, a integridade física, a
      liberdade pessoal, a liberdade e
      autodeterminação sexual ou bens patrimoniais
      de considerável valor, de forma adequada a
      provocar-lhe medo ou inquietação ou a
      prejudicar a sua liberdade de determinação, é
      punido com pena de prisão até 1 ano ou com
      pena de multa até 120 dias”
      Obviamente que a ameaça de morte se enquadra no tipo de crime aui presente.
      Para todos os efeitos, o procedimento criminal depende de queixa, nos termos do n.º 1 do mesmo artigo, isto é, trata-se de um crime semi-público em que para que o Ministério Público inicie o procedimento (proceda à abertura de inquérito) se torna necessária a elaboração de participação criminal ou queixa.
      E pronto, acho que as tuas dúvidas (e essencialmente as daquele indivíduo) se encontram esclarecidas.
      Já agora, a minha opinião pessoal é mesmo que apresentes queixa crime dirigida aos serviços do MP mais próximos da tua área de residência. Se for efectuada na PSP ou na PJ também não há mal.
      Tenho dito.

    6. O idiota que posta no IP 62.48.149.193 não se deu muito ao trabalho de esconder. Ele se conecta usando a PT Prime, que me parece ser um provedor que trabalha com empresas. Talvez o IP seja até fixo e uma investigação ao provedor pode mostrar daonde veio essa conexão.

      Helder, junta sua turma e lincha esse cara. Eu não daria a chance de alguém me matar assim não. 🙂

    7. Helder já sabes a minha opinião, devias ir à policia, eu sei que só dá maçadas, mas mais falhe previnir que remedirar.
      Quanto ao grande HOMEM, que te ameaçou, eu sou tenho a dizer que se mostre, que seja HOMEM e que mostre a cara.
      Se é católico como aparenta é bom que continuem a haver gente assim pois assim mostram às novas gerações o que foram os 500 anos de Inquisição que a Igreja impôs ao Mundo, e que gente como nós passou só por não acreditar que havia um suposto Deus.

      Um Grande Abraço, e lembra-te que não estás sozinho.

    8. Sinceramente, acho que o palerma não merece sequer ser levado a sério. No entanto, o Ateu comunista tem todo o meu apoio se quiser levar a dele avante!

    9. Helder… não q eu goste do stalinismo… mas bem q esse sistema seria util pros crentes violentos q o ameaçam.
      “Dai a Cesar o q é de Cesar”

    10. Mais uma grande história para contar aos teus netos, daqui a uns anitos, enquanto tu e os teus continuam de boa saúde e pessoas como a que fez esse comentário apodrecem por dentro e sobrevivem numa existência sem sentido.

      1ª Conclusão: Continua a fazer o que sempre fizeste, ser um bom ser humano, um bom pai, um bom marido (acho :=) ) e um bom amigo!
      2ª Conclusão: Denuncia o animal!!!

      Grande Abraço!!

    11. Viva António,

      Relativamente à tua primeira conclusão, acho que é isso mesmo que me resta fazer e ainda bem.

      Em relação à segunda, acho que não vale a trabalheira.

      Grande abraço para ti também.

    12. fassa uma plastica muda sua farce asim ninguem o reconheceria assim vc poderia rir na cara da pesoa sem que ela a reconheça.

    13. bom fiz uma ordem de despejo para umas pssoas que moravam na minha casa e agora eles sairam mas antes ameacaram meu marido e meu pai que se encontrassem eles , ele nao ia ter pena de ninguem pois ele ja foi preso oq devo fazer ?? e eu vou morar nessa casa que eles moravam sera que ele nao vai la me incomodar porfavor me rsponda . obrigado

    14. Fui ingenua e aluguei uma casa a ciganos, para mim ate á data sempre valorcizei as pessoa pelo caracter e n etnia, acontece que mal entraram para a casa começaram a destruir tudo e a exigir tudo de novo, eu neguei eles ameaçaram-me de morte o meu marido achou melhor ir levando com calma so que eles cada vez abusam mais estou desesperada,ja me lembrei ir a policia mas toda a gente diz que eles n fazem nada. Se alguem me puder dar alguma boa opiniao agradeçia

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *